Chamada de Trabalhos | Call for Papers (English Version Below)

musiludens: Congresso Internacional em Música, Mídia e Ludicidade

O jogo é estrutura recorrente que perpassa as mais variadas culturas humanas (Huizinga, 1990; Caillois, 1961). Suas estruturas, regras, mundos-da-vida e mecânicas fornecem a base para construções sociais que afetam as formas de existir e interagir com o ambiente nos quais os sujeitos estão inseridos, influenciando os processos comunicacionais e as relações que estabelecemos com as mídias que consumimos. Não seria diferente, portanto, com a música. O lúdico e a música estão intrinsecamente conectados nos atos de tocar um instrumento; de passear por diferentes tons durante a criação musical – seguindo os moldes pré-estabelecidos ou ignorando-os completamente, subvertendo as convenções e criando um jogo (Henriot, 1983); de absorver os sons de uma gravação mediada por diferentes artifícios; até o momento de desbunde em que a música ao vivo se transforma em carnaval. Jogar, no entanto, também significa revelar posições de poder: quem decide o que jogamos e se jogamos; quem é o dono da bola; quem estabelece as regras do jogo; e quem pode verdadeiramente escolher ou não jogar.

    Ambos música e jogos representam hoje parte importante de um ecossistema midiático voltado para a cultura pop. Os videogames experimentaram um crescimento vertiginoso durante a pandemia de Covid-19, e mesmo antes já há décadas representam uma parte importante da criação de histórias fantásticas, de ambientes de sociabilidade, e comportam uma indústria milionária com foco no entretenimento. As indústrias da música e dos jogos caminham juntas seja utilizando a personalidade de artistas pop para alavancar vendas de videogames, assim como da inserção de faixas musicais em jogos para impulsionar as carreiras de artistas musicais.

    Na América Latina, recebendo os produtos dessas indústrias em fluxos desiguais, muitos são os pontos diferentes que ainda merecem investigação aprofundada: a importância da pirataria e da cultura de modding para o consumo de videogames no Brasil, e as consequências que essa forma de consumo traz para o som; as adaptações locais ao conteúdo estrangeiro; e a resistência à influência do Norte Global, na intenção de construir perspectivas que representem melhor a realidade local.

    É neste panorama que apresentamos o I musiludens: Congresso Internacional de Música, Mídia e Ludicidade. Convidamos todos os pesquisadores interessados na interseção entre os Estudos Culturais, Estudos da Mídia, Estudo dos Jogos, entre outras áreas correlatas a juntar-se a nós na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 21 de abril de 2023. A UFF apresenta um ambiente acadêmico ideal para a nossa proposta, sendo a casa do primeiro curso de graduação do Brasil em Estudos de Mídia, assim como dos grupos de pesquisa mediaLudens, focado nas diversas relações entre o lúdico, a cultura e a comunicação, e o LabCult, que se especializa em som, música, entretenimento e tecnologias da comunicação. Entre os palestrantes da nossa programação estão pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, do Chile e da Inglaterra, reunindo assim diferentes perspectivas para pensar a interseção entre música, jogos e ludicidade.

            Convidamos a submissão de resumos expandidos nas seguintes chaves temáticas – porém não se restringindo a elas:

  • História do som e da música nos videogames;
  • A influência da pirataria no som de videogames consumidos na América Latina;
  • Relações entre Norte e Sul Global no consumo de música e jogos;
  • Espaços de sociabilidade construídos em torno da música e dos jogos;
  • Performances em música de videogame, dentro e fora do jogo;
  • Cenas musicais virtuais em jogos e ambientes virtuais;
  • As interseções entre gêneros musicais e gêneros de jogos;
  • Música, videogame e interseccionalidade;
  • Tecnologias de música e jogos nos processos comunicativos;
  • Chip Music, Chiptune, Gameboy Music;
  • Instrumentos musicais como lugares de criação artística;
  • Produção sonora, cultura maker e criatividade;
  • A ludicidade nos videoclipes interativos;
  • A música nas festas populares: do lúdico ao sagrado;
  • A ludicidade na música popular.

Datas Importantes:

Período de submissões: de 11 de novembro de 2022 a 13 de janeiro 31 de janeiro de 2023
Notificação de aceite: até 31 de janeiro 15 de fevereiro de 2023
Período de inscrições (autores): de 15 de fevereiro a 10 de março de 2023


Call for Papers

musiludens: International Conference on Music, Media, and Play

/Play/ is a recurrent structure that permeates the most varied human cultures (Huizinga, 1990; Caillois, 1961). Its rules, life-worlds, and mechanics provide the basis for social constructions that affect ways of existing and interacting with the environment in which subjects are inserted, influencing the communication processes and the relationships we establish with each other and the media we consume. It is not any different with music. Play and music are intrinsically connected in the acts of playing an instrument; of wandering through different tones during music creation – following pre-established molds or ignoring them completely, subverting conventions, and creating a new /game/ (Henriot, 1983); until the moment of catharsis when live music turns into the carnival. Playing, however, also means revealing positions of power: who decides what we play and whether we play; who brings the ball; who sets the rules of the game; and who can genuinely choose to play or not. 

Today, both music and games represent an essential part of a media ecosystem focused on pop culture. Video games have experienced vertiginous growth during the Covid-19 pandemic and even before have been vital in creating fantastic stories and social environments, supporting a billionaire entertainment-focused industry. The music and games industries go hand in hand, whether it is by using pop stars’ personalities to boost video game sales or by inserting songs into games to boost musicians’ careers. 

In this context, we present musiludens: International Conference on Music, Media, and Play. We invite researchers interested in the intersection between Cultural Studies, Media Studies, Musicology, and Game Studies, among other related areas, to join us at Universidade Federal Fluminense (UFF), in Rio de Janeiro, between the 19th and 21st of April 2023. UFF presents an ideal academic environment for our proposal, being the home of the first Media Studies undergraduate course in Brazil, as well as the mediaLudens research group, focused on the various relationships between play, culture, and communication; and LabCult, which specializes in sound, music, entertainment and communication technologies. Among the speakers in our program are researchers from different regions of Brazil, Chile (Ariel Valdenegro), and Europe (Melanie Fritsch), thus bringing together different perspectives to think about the intersections between music, games, media, and play. 

We invite submissions of extended abstracts (6 pages max.) in the following — but not exclusive — thematic keys: 

  •  History of sound and music in video games; 
  •  The influence of piracy on the sound of video games consumed in Latin America; 
  •  Relations between the Global North and South in the consumption of music and games; 
  •  Social spaces built around music and games; 
  •  Video game music performances; 
  •  Virtual music scenes in games and virtual environments; 
  •  Intersections between music genres and game genres; 
  •  Music, video games, and intersectionality; 
  •  Music technologies and games in communicative processes; 
  •  Chip Music, Chiptune, Gameboy Music; 
  •  Music instruments as places of artistic creation; 
  •  /Maker/ culture and creativity; 
  •  Playfulness in interactive music videos; 
  •  Music in popular festivals: from play spaces to sacred spaces; 
  •  Playfulness in popular music.

Important Dates:

Submissions: from 11th November 2022 to 13rd January 31st January 2023
Notification of Acceptance: 31st January 15th February 2023
Registration (authors): from 15th February to 10th March 2023